sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A cidade e suas possibilidades educativas

 A cidade e suas possibilidades educativas

Em um primeiro momento, na realização do Estágio I, tivemos a oportunidade de vivenciar e, até mesmo, reconstruir nossa prática pedagógica de acordo com os novos conceitos que foram conectados com os mapeamentos, cartografias e com a realização prática em um ambiente formal de ensino no Estágio II.
A proposta do Estágio III é a ampliação do estágio para além dos muros escolares ao enxergar cidade como uma possibilidade educativa. É uma construção das nossas aprendizagens nos aspectos dos sentidos diretos e reflexivos e enxergar/ valorizar o que antes passava despercebido.
Nesta nova interação pretende-se um olhar mais crítico e apurado em direção a cidade para uma possível descoberta da sua história e construção ao longo dos tempos. A cidade será investigada e/ou vista como produção de espaço urbano, considerada, nesse sentido, como um espaço de desconstrução e criação, uma obra ao alcance dos olhares apurados.
Este novo olhar sobre a cidade que educa deverá provocar a resistência às tendências com práticas individualistas, carregadas de ideologias capitalistas e racionalistas.
Prosseguindo o percurso, após os estudos e reflexões, a proposta é um “caminhar” ou “mergulhar” pela cidade buscando esta nova visualidade nas manifestações, discursos, espaços e práticas em uma perspectiva multicultural crítica.
As descobertas e caminhos percorridos deverão ser registrados, anotados, esquematizados e fotografados com a utilização de todos os meios midiáticos disponíveis para a posterior descoberta de uma “porta de entrada” e posterior realização de uma intervenção prática neste espaço-porta encontrado.

resumo Unidade I - Estágio Supervisionado III - Módulo 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário